Neste dia, 22 de julho de 2011, sexta-feira, a liturgia celebra Santa Maria Madalena, discípula de Jesus. Quem foi Maria Madalena? Foi uma mulher da qual Jesus expulsou sete demônios (conf. Evangelhos de Marcos 16,9; Lucas 8,2); era umas das mulheres que provinham às necessidades de Jesus; foi testemunha da crucifixão; do sepultamento de Jesus e do sepulcro vazio.
Assim, desde que Maria Madalena recebeu a graça de Deus ela não deixou mais de seguir Jesus. No evangelho deste dia, João 20,1-2.11-18, percebemos uma mulher cheia de dores, porque foi visitar o sepulcro (que ficava localizado em um jardim), procurando o corpo de Jesus para colocar perfumes, mas o sepulcro estava vazio. Maria Madalena fica triste e começa a sua busca pelo corpo do seu Senhor. Ela fala com os discípulos Pedro e João; ela fala com os anjos e até reclama para um ‘jardineiro’: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscar” (João 20,15). Percebe-se a dor desta mulher, preocupada em dar toda dignidade ao corpo do seu Senhor.
Para alegria e surpresa de Maria Madalena após ouvir seu nome “Maria!”, ser pronunciado por aquele ‘jardineiro’, ela exclama: ‘Rabunni!’ (quer dizer mestre). É Jesus, o seu Senhor que está vivo. Ele não morreu! A morte não poderia segurar o autor da vida.
A partir daí Maria Madalena é enviada pelo próprio Jesus Cristo a anunciar o ressuscitado.
‘Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” (João 20, 18)’.
Somos convidados, como Maria Madalena, a todos os dias ‘ver’ o Senhor e sermos seus anunciadores. Diante das nossas tribulações, das nossas dores, Jesus se deixa encontrar. Jesus quer ter um encontro conosco nos jardins da nossa vida.
Observe com carinho. Jesus está sempre ao teu lado. Ele vê suas lágrimas, suas dores até mesmo seu desespero. Vire-se! Faça como Maria Madalena, ouça a voz do mestre te chamando pelo seu nome e então volte. Nas suas dificuldades você pode ver Jesus.
Que Santa Maria Madalena interceda por nós, para que possamos a cada dia diante de nossas dificuldades exclamar como ela: “Eu vi o Senhor!”.
Cleide Márcia B. de Paula
Coordenadora do Grupo de Oração Força Viva do Espírito
Nenhum comentário:
Postar um comentário